Quem Somos

 O que é o IPEVRE

O Instituto Psicopedagógico de Volta Redonda ltda,(IPEVRE), tem uma história de 34 anos. Foi criado em 1974, por iniciativa de vários profissionais da área medica, psicológica e pedagógica, com vista ao tratamento de crianças portadoras de necessidades especiais e crianças com transtornos emocionais.

Foi a primeira clínica multidisciplinar e interdisciplinar de Volta Redonda Um avanço na busca de novos recursos, num momento em que poucas pesquisas e publicações sobre a proposta de trabalho, que era a Neuropsiquiatria infantil. Começamos bem e para tanto na equipe inicial tínhamos, 3 psiquiatras os Drs. Rubens Soares de Melo, Dr. Rigoberto Rodigues Zepeda e o Dr. Paulo Roberto Alves Arantes, do Neurologista Dr. Carlos Alberto Assis Henriques, dos Pediatras Dra. Elizabete Oliveira dos Santos Melo, Dr. Edjalma Rondinelli, da Professora Maria Miramar Scamidu, a Professora Maria Lucia Monken e Ana Maria Campos.Todos jovens com muito saber e necessitando de um espaço de atendimento, grupos de estudos e trabalho interdisciplinar .Foi uma equipe muito coesa, onde aprendemos trabalhar em grupo e com grupos.

Foram vários os profissionais que lá no Ipevre, iniciaram sua vida profissional, era um campo de aprendizado, pois até então não tinha no nosso meio um grupo que congregasse psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogos. As reuniões cientificas realizadas semanalmente com toda a equipe e os curso de aprimoramento nas mas mais diversas áreas. Inicialmente começamos a trabalhar em convênio com O Serviço Social do INSS, em seguida foi o mesmo incorporado à L.B.A. e finalmente A Fundação Legião Brasileira de Assistência (FLBA). Os atendimentos eram voltados para crianças e adolescentes portadores de transtornos emocionais e transtornos orgânicos com comprometimento neuro - psiquiátrico.

Tínhamos os grupos de crianças surdo - mudo, Síndrome de Down, sala de crianças com distúrbios de aprendizagem, praxiterapia, fisioterapia, reuniões de familiares, atendimentos à pais. Com a desativação dos Programas de Assistência Social, lentamente fomos afastando dos programas Sociais e hoje o IPEVRE continua assistindo crianças e adolescentes e dentro de uma nova perspectiva. Mas não quero deixar de lado e citar conforme minha lembrança pessoas que marcaram nossa vidas, o fisioterapeuta Washington, a Wilma (técnica de fisioterapia), a professora Medina (mãe de todos), Dra Cecília Dornas, Psicóloga Mirian, Isabel, Wallace, Helenice, Lucia, fonoaudióloga Mirian, Assistente Social. Da Carmem, Inez e tantos outros e outras, que hoje são destaque na vida profissional de nossa cidade.

Após todos estes anos continuamos fazendo nossos grupos de estudos, sempre estudando e aprimorando conhecimentos. O IPEVRE, mantém sua equipe de profissionais voltados para a área de Psiquiatria Neurologia, Eletroencefalografia e Mapeamento Cerebral, Psicologia, Fonoaudiologia. Fundamos a AGRADA, que é uma Regional da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção). Mantemos uma equipe de atendimento, diagnostico e tratamento em crianças, adolescentes e adultos com TDAH e Transtornos de Humor Bipolar.

E vamos continuar fazendo nossa história.

 

Da esquerda para a direita Prof. Ana Maria Campos, Secretária Ana ,Dr. Rubens, Dra Elizabete, Prof.Miramar, Wilma, Prof(s) Cristina, Lucia, Dr Carlos Alberto. At. Dr. Rubens e um cliente do IPEVRE. (Ano: 1974)

Área Restrita